Intervenções

      O Núcleo Prosa de Janela também trabalha com intervenções, ligadas à literatura, a contos e cultura popular. É o desenvolvimento de um trabalho que as duas atrizes já realizam há vários anos em grupos de teatro de rua e intervenção, e aqui tomam este caráter mais próximo à contação de histórias.
     O que caracteriza as intervenções é que elas acontecem inesperadamente para o público. Elas ocorrem pelo espaço e se relacionam diretamente com o público passante, interferindo assim no cotidiano desse público, surpreendendo-o com uma ação artística.
No momento o grupo conta com duas intervenções: "Cem anos de solidão" e "Jogos do meu tempo"

1. Cem anos de solidão:
Personagens do livro homônimo de Gabriel García Márquez passeiam pelo espaço (praça, salão, ônibus, espaços fechados ou abertos). Esses personagens são figuras que por si só já chamam a atenção do público pelo seu caráter estranho, meio fantástico. Aos poucos elas começam a se relacionar com o público, como se fossem pessoas "normais", e em determinado momento realizam uma pequena cena (que tem partes dramáticas e partes narrativas) para uma ou algumas pessoas do local. Estas cenas são partes do livro.
Esta intervenção pode ser feita com dois, três ou quatro atores (além das duas atrizes do núcleo Prosa de Janela, convidamos para esta ação os atores Danilo Minharro e Luciano Carvalho)

2. Jogos do meu tempo:
As duas atrizes se aproximam de uma ou algumas pessoas e propõem um jogo de sorteio. Nesse sorteio, a pessoa do público irá ganhar uma brincadeira tradicional. Foram selecionados jogos e brincadeiras que hoje já não estão no cotidiano da maioria das pessoas, mas que muita gente ainda se lembra, como 5 Marias, cama de gato, elástico, passa anel, entre outras.  Então esta(s) pessoa(s) ganha(m) um conto ou um poema que se relacione de alguma forma com este jogo e em seguida jogamos o jogo com ela(s). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário